domingo, 22 de setembro de 2013

Esporte e capacete

Olá mais uma vez!


Quando a gente começa uma atividade esportiva qualquer, nunca acontece de gastar apenas com o equipamento principal.

Por exemplo, pro skate, sem dúvida se usam capacete e joelheiras. No surf, precisamos usar camisa, protetor solar, às vezes boné, parafina, cordinha, ou seja, não basta(m) a(s) prancha(s).

Bicicleta tem os seus acessórios, como luzes, capacete, luvas, mochila (pra quem trabalha) e outros milhares de "coisinhas" dependendo do uso do equipamento (bermudas com gel, camisas, garrafas, camelback, etc, etc, etc).

No entanto, há acessórios imprescindíveis: os de segurança.

Tem muita coisa nesse universo que é totalmente dispensável (não inútil, mas dispensável), mas tem coisa que não dá pra esquecer.


Resolvi falar sobre isso porque eu mesmo cometi um erro grave outro dia e, como as coisas não acontecem por acaso, acho que Deus me mandou um recado: USE CAPACETE!

Nunca andei de moto sem capacete. Antes da obrigatoriedade de usar cinto de segurança nos carros, muitos anos antes, eu já usava.

Disse que Deus mandou recado pra mim porque em menos de 3 dias ouvi relatos de pessoas que caíram e espatifaram o capacete, ou seja, sem o capacete teriam espatifado a cabeça.

Um levou um tombo num passeio que participo regularmante (à noite), numa descida à caminho da Praia do Futuro, aqui em Fortaleza. A corrente travou, ele caiu de lado e, tendo enganchado o corpo no quadro da bike, arrastou por uns 5 metros. O capacete espatifou. O cara ficou desacordado uns minutos, quando acordou estava totalmente desorientado, sem memória (além de ter ficado todo ralado claro). O capacete ficou em farelos, imagina como ia ficar a cabeça dele. Um simples passeio em grupo ia se transformar em tragédia.

Outro foi em uma prova de Mountain Bike. Descendo a ladeira o ciclista caiu e a cabeça dele foi direto numa pedra grande que estava no chão, resultado: Além dos arranhões, um capacete espatifado e uma leve dor de cabeça. E se ele estivesse sem capacete hein?

Não saio de bicicleta nem de moto sem capacete. Não é frescura, é mesmo importante, preserva a vida!

Outra coisa: percebi que os motoristas respeitam mais os ciclistas que usam capacete e luzes de alerta na bike. Claro que deveriam respeitar todos os ciclistas, mas se o uso do capacete e de luzes faz com que os carros passem mais longe de você, USE!

No Youtube você pode encontrar vídeos imbecis que questionam o uso de capacete, já que não impedem que um ônibus esmague a cabeça do ciclista ou um carro atropele o sujeito, e vão além; ainda questionam  a serventia do capacete em rodovias, já que não há obstáculos e uma queda geraria apenas arranhões. Que idiotice... quanta falta de responsabilidade!

Todo mundo sabe que quando o corpo de desloca, o aumento da velocidade também aumenta o peso. quando seu corpo vai ao chão, quanto maior a velocidade, maior seu peso e menor a capacidade dos músculos do pescoço sustentarem a cabeça.

Por que você acha que os pilotos de F1 usam aquele colar cervical entre o capacete e os ombros? O pescoço não segura a cabeça.

Quando andar de bicicleta, de skate, de moto, de patins, use os equipamentos mínimos de segurança para ter certeza que você vai guardar apenas "boas recordações" dos seus momentos de lazer.

Inclusive como faço uso diário de bike, estou procurando um retrovisor pra me ajudar no trânsito, assim como uso na moto.

Muito cuidado no trânsito galera!

Forte abraço,

Petrus

Se quiser ler algo interessante sobre a composição dos capacetes veja os links abaixo:





4 comentários:

  1. Muito boa recomendação a sua de usar capacete. Realmente é importantíssimo. Possuo um comum, de bicicleta (com cortes longos, de traços), mas estou pensando em a médio prazo adquirir um que cubra inclusive a nuca por completo (aqueles mais parecidos com skate, ou bmx).

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais protegido melhor, tem razão.

    ResponderExcluir