sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Observações sobre o upgdrade da Dobrável

Olá !!!

(Resultado final)
Como havia prometido, estou voltando pra falar do upgrade que fiz na pequenina D60, bike dobrável da Soul (ver publicação anterior).

Recebi a dobrável na quarta feira passada (há dois dias) e na mesma noite fui participar de um passeio com um grupo aqui de Fortaleza.

Foi um desastre kkkkkk.

O pinhão original que veio no kit do cubo (Shimano Nexus Inter3)  tem 23 dentes.

A relação de marcha ficou suuuuuper curta, ou seja, eu me matava de pedalar e a velocidade final era baixíssima. Na mesma hora me deu aquela chateação, aquela sensação de quem mexeu no que tava ótimo e original, gastou uma grana e estragou a bike.

Estava tão ruim que não consegui acompanhar o ritmo do grupo.

Quando cheguei em casa comecei a pesquisar e, graças a Deus, vi em vários grupos de discussão que o meu cubo novo era compatível com os outros cubos de freio contrapedal.

Fui dormir mais tranquilo. No dia seguinte voltei na mesma loja e comprei um pinhão com 18 dentes.

Para trocar o pinhão é fácil. Tira a roda, solta o anel de pressão, tira um pinhão, coloca o outro, coloca o anel de pressão de volta e a roda. Tudo certo.

Foi preciso tirar dois dentes da corrente, nada mais (porque o pinhão menor deixou a corrente mais folgada).

Hoje (sexta 20/09/13) fui trabalhar nela, de manhã e de tarde, pra testar.

Resultado: Ficou melhor do que o kit de fábrica .... kkkk ... só precisava trocar esse bendito pinhão. A velocidade final numa reta, pedalando, chegou a 49km/h, mas acho que dava pra dar mais um gás (não valia à pena porque ela tem rodas pequenas e não foi feita pra velocidade, então tá bom demais).

Veja a diferença de tamanho dos pinhões: o original de 23 dentes (cromado) e o preto de 18 dentes. Ainda pensei em usar um menor, mas não tinha na loja.

Ficou excelente, repito. O cubo tem apenas 3 velocidades diferentes, mas é o bastante para: a) na marcha mais leve, subir uma ladeira mais íngreme com tranquilidade; b) na intermediária, andar nas retas e nas subidas mais leves; c) na mais pesada, desenvolver velocidade e acompanhar qualquer bike grande.

Não estou sentindo falta das engrenagens intermediárias. Os caras acertaram o projeto na progressão das velocidades.

 Agora estou mais tranquilo para passar perto do meio fio, sem medo de arrastar o trocador de marcha.

Além disso, com a marcha que veio de fábrica, em duas ocasiões, pedaços de saco plástico entraram no trocador e enrolaram nas engrenagens.

 

É isso aí, o investimento valeu à pena. O pessoal da Soul e dessas outras marcas de dobráveis devia pensar nessa alternativa pra mandar de fábrica logo.



Agora é rodar e se acostumar com o novo e eficiente freio traseiro.

Abraços!

Petrus.




18 comentários:

  1. 49km/h! É uma baita velocidade para uma reta! Excelente. Quando receber minha bike nova, minha opção para colocar marcha seria certamente esse cubo nexus. Fica super clean

    ResponderExcluir
  2. 49km/h! É uma baita velocidade para uma reta! Excelente. Quando receber minha bike nova, minha opção para colocar marcha seria certamente esse cubo nexus. Fica super clean

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou super satisfeito, não precisa mais que 3 velocidades, gostei demais, e o freio nem se fala. Valeu Henrique!!!

      Excluir
  3. Petrus, descobri seu blog através do blog do Antigão.
    Esse ano o orçamento não vai dar, mas ano que vem devo pegar uma dobrável tbm.
    Através dos relatos do Antigão e mais o seu agora tbm, está muito claro que vou de Soul D60, melhor relação custo x benefício. Meus parabéns tbm pelo seu estilo de vida, saúde, bem estar, prazer em estar vivo. rsrs
    Um grande abraço e obrigado por compartilhar isso com as pessoas.
    Willian Kestering
    Joinville-SC
    wkeste@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Willian!

      Que bom você ter tido acesso ao blog, fico feliz.
      A dobrável é uma excelente escolha. Costumo fazer a maioria dos trajetos urbanos nela mesmo (7, 8, 15km, etc). Você certamente não vai se arrepender. Entre as minhas bikes ela é minha preferida.

      Forte abraço meu irmão!
      Petrus.

      Excluir
  4. Olá,

    Você poderia dizer quanto custou esse upgrade? Eu tenho uma durban drop dobrável, ela não tem marchas... Não sinto tanta falta das marchas assim, a não ser em subidas muito íngremes, mas confesso que fiquei tentada com esse sistema de 3 marchas.

    Outra coisa, onde você comprou essa bolsinha que encaixa perto do selim? Também sou de fortaleza e tô querendo reestruturar minha dobrável, que é uma das mais simples do mercado, mas que ainda assim quebra um galho.

    Abraço e boas pedaladas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Coutinho,

      Essa minha dobrável é meu xodó e, apesar de ter outras bikes, adoro pedalar nela.
      Essa bolsinha presa sob o selim eu comprei na Centauro do Shopping Via Sul.
      O upgrade me custou R$380,00, incluidos aí: Os aros, os raios reforçados (inox), o cubo shimano traseiro com marchas e o cubo dianteiro de aluminio.
      Se você fizer mesmo esse upgrade na sua Durban vai sentir uma diferença muito grande. Além disso vai ficar com um freio traseiro fora de série (o cubo tem freio quando você gira o pedal pra trás).

      Abraço!!! Boas Pedaladas!!!

      Petrus.

      Excluir
  5. Olá,

    Você saberia dizer se a troca do pinhão iria ter o mesmo efeito em uma bicicleta de aro 700 e com o pedivela nexus (38 dentes)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você utiliza o mesmo sistema (Nexus) não tenho dúvida de que a alteração do pinhão vai alterar significativamente o "peso" da pedalada.

      Quanto menor o pinhão, mais pesada a pedalada, maior velocidade final. Quanto maior o pinhão, mais leve a pedalada e menor a velocidade final.

      Excluir
  6. Oi, petrus. Tudo bom? Tive acesso ao seu blog pelos comentários no antigão. Também sou de fortaleza e estou considerando comprar uma dobrável e parar de sofrer com os engarrafamentos. No dia a dia, tem sido tranquilo o trânsito de bike? Poderia dizer o nome dessa loja da messejana? Tua bicicleta tá massa demais. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super tranquilo. O macete é fazer isso todo dia. Você acaba suando quase nada. A loja é Kaciclista. Nela eu troquei as rodas e coloquei o cubo de marchas.

      Excluir
  7. Olá Petrus, tenho uma bike dobrável durban bay 6 pro e estava querendo colocar o cubo nexus. A pergunta é, como ficou a corrente sabido que a gancheira não é horizontal? A corrente tem segurado numa boa ou tem saído muito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio, boa observação. A corrente caiu umas 2 vezes, mas percebi que ela não estava esticada direitinho. Depois que estiquei, ficou legal e não caiu mais.

      Excluir
    2. Petrus, utilizo a minha bike como meio de transporte diário. Faço 16 Km (ida e volta) todos os dias, ou seja, preciso ter peças de boa qualidade. O que vc tem achado, visto que sua postagem foi há 2anos atrás? Vale a pena o cubo nexus? E outra, nesses 2 anos, a corrente folgou, vc teve de trocar, como foi? Utilizo o pneu 1.5 pra cidade, você indicaria outro? Tipo 1.75? A minha bike é bem parecida com a tua, inclusive as cores...Quanto ao freio contra pedal, para o uso diário, no trânsito do Recife (onde moro), por exemplo, vc acha que dá para acostumar legal? No mais, obrigado pela resposta e postagem.
      Abraço

      Excluir
    3. Eu passei um período usando minha dobrável direto pra trabalhar. Foi muito bom, eu podia guardar dentro, dobrada, numa salinha. Todo dia fazia em torno de 9km. O cubo valeu a pena. Me acostumei rapidinho com o freio contra-pedal, mas deixei o freio dianteiro original instalado, só tirei o traseiro, porque se a corrente caísse eu não ficaria sem freio. Gostei muito do cubo, porque não precisa de manutenção de jeito nenhum. Precisei ajustar a corrente umas 2 vezes, mas isso é normal. Não mudei o pneu original, deixei ele mesmo. Só furou uma vez. Não tive o que reclamar. Mas a troca do pinhão foi bastante necessária. Fez uma diferença tremenda.
      Abraço!!!

      Excluir
  8. Ahh, antes que eu esqueça, como foi a troca do pinhão? Foi fácil de achar algum que possuisse as mesmas características do pinhão shimano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi facílimo. Graças a Deus utilizaram o mesmo padrão daqueles pinhões de bicicletas cargueiras antigas, com freio contra-pedal. Não muda nada, o encaixe e a trava.

      Excluir
  9. Boa noite PETRUS, vi que você respondeu umas perguntas esse mês nesse tópico, queria te perguntar algo q não encontrei na internet. Seguinte: estou entre. Duvida de uma Durban one é uma Durban bay 1. No site da Durban elas não têm diferença de material nem peso.
    Existe alguma diferença nelas? Pois pretendo colocar o nexus 3 nela, as duas são equivalentes? Valeu!

    ResponderExcluir