domingo, 15 de setembro de 2013

Perdendo peso.

Olá,

"Perder peso", quem não fala sobre isso hoje em dia?

A preocupação com o sobrepeso é comum e tão discutida quanto a necessidade de praticar alguma atividade física.

Cada pessoa tem um detalhe para acrescentar na receita da outra, uma dicazinha esperta pra ajudar rsrs. É sempre assim nas rodas de bate papo, no face, no whatsapp, no instagram, etc. Todo mundo tem algo a dizer.

Eu perdi um certo peso de dezembro/12 pra cá (set/13). Foram 14kg.

(Eu usava essa calça kkkk)
Até agora se foram 14 kg .... mas sem sofrimento. Claro que tem horas que dá vontade de chutar o pau da barraca, mas eu já eliminei 14kg.

Pode não parecer muito mas, só pra ilustrar, quando eu tinha eliminado 10kg, peguei 10 pacotes de um quilo de açúcar, coloquei um em cima do outro. Nossa, como é que eu tava com isso tudo socado dentro do meu corpo?

O que eu fiz foi mais ou menos simples. Eu estava com 88,5kg e, logo depois da alta (da famosa cirurgia) pensei assim: quero recuperar minha barriga de tanquinho (kkkkkk). Parece meio ridículo, mas foi assim. Pensei no ideal pra alcançar o mais próximo possível.

Comecei a pesquisar e achei um site que deu receita perfeita, sem mentira, sem enrolação. A receita é "deficit calórico", ou seja, gastar mais do que entra, além de uma alimentação "um pouco" diferenciada.

Vou explicar, como EU fiz. Olha lá, não estou dando receita nenhuma, estou só dizendo como fiz e deu certo pra mim. Pode ser que não dê certo pra você. Cada pessoa tem seu modo de vida, seus costumes, sua rotina, seu dia a dia, etc.

Minha altura é 1,71m e eu estava com 85,5kg antes da cirurgia, tava pesado, mas depois da cirurgia engordei mais um pouco rsrs, sem poder fazer nada, me recuperando e comendo.

Como havia falado, pesquisei e confirmei meus instintos. Já desconfiava que a receita era essa (deficit calórico), então foi só organizar as idéias. 

Antes de começar a mudança de hábitos, meu dia a dia de alimentação era assim:
- Acordava e tomava café com leite, pão carioquinha com manteiga e queijo, às vezes dois pães;
- Não comia nada até a hora do almoço. Chegava faminto e almoçava: Arroz, feijão, às vezes macarrão, carne ou frango (ou peixe), às vezes os três (rsrs), mais um pouco de salada, refrigerante ou suco (durante a alimentação);
- à tarde, no trabalho, quando dava fome, comia biscoitos, chocolate, o que tivesse ao alcance;
- Quando voltava do trabalho, passava na padaria, comprava salgadinhos, pra comer com café e leite, presunto, queijo;
- Antes de dormir comia o que tivesse, mesmo que fosse igual ao almoço. Não dava pra dormir sem comer nada;
- churrasco e quase todo fim de semana (cerveja, nem sempre, mas churrasco sim hehehe, não gosto de beber);
- atividade física esporádica.

Eu já tinha tentado a dieta das proteínas algumas vezes, mas acabava recuperando peso.

A meta era deficit calórico, a receita que encontrei era bem clara na minha cabeça, gastar mais do que eu comia, lógico. Além disso, a matéria dizia que não precisava fazer uma flexão abdominal sequer rsrsr ... eu pensava do mesmo jeito, fazia todo sentido pra mim.

Como eu nunca tive besteira com comida (como de tudo) não senti dificuldade para mudar a alimentação.

(Meu almoço normalmente, fora a carne)
Passei a me alimentar assim:
- Acordo e como frutas do tipo mamão, melão ou os dois; iogurte, granola, queijo light, uma fatia de pão de forma integral passado no grill, café com leite adoçado com adoçante, às vezes um ovo, um Yakult;
- Durante a manhã, no trabalho, como uma fruta (maçã ou tangerina ou pedaços de mamão ou melão (pele de sapo ou japonês, que já levo cortados);
- Na hora do almoço: Salada com carne ou frango (ou peixe), às vezes coloco fruta na salada também; depois do almoço tomo um suco;
- à tarde levo fruta de novo pro trabalho ou compro uma saladinha de frutas no restaurante e, às vezes, no desespero, quando não tem mais nada, como barrinhas de cereal ou castanhas;
- quando volto faço logo um lanche com fruta, iogurte e queijo. Às vezes, quando não estou a fim de fazer lanche, tomo uma sopinha.
- mais tarde, quando rola fome, antes de dormir, jogo mais uma fruta pra dentro e como um Polenguinho.

Diminui bastante, pão, arroz, feijão e massas em geral, salvo quando estou prestes a correr, porque preciso de mais carboidrato. Refrigerante não. Bolo não (mas é porque eu não gosto mesmo de bolo).

Depois    e    antes
(Olha a cara de alegria do gordin)
DETALHE IMPORTANTE: Aumentei muito a atividade física. Faço essas coisas que estão aí no blog: surf, bike, patins, skate, corrida, wake (quando dá) (e aprendendo a escalar).

Não gosto mesmo de academia, ambiente fechado. Não dá pra mim.

A frequência é diária. Todo dia vou trabalhar de bike, só não vou mesmo quando preciso ir pro trabalho e de lá tenho uma audiência noutro local distante no meio da manhã ou da tarde.

Depois desse pedal leve (pro trabalho) tento fazer uma pedalada maior com esses grupos noturnos.

Pelo menos duas vezes por semana me organizo pra ir surfar cedinho, antes do trabalho, tipo 5h da manhã. Sempre surfo no fim de semana e, quando saio, tomo um açaí ou como frutas e bastante líquido.

Inclusive lembrei agora que não pego o skate faz tempo hehehe. Vou ver se dou umas pernadas esta semana.

O peso caiu rápido usando esse método.

Mas eu sempre tenho uma barra de chocolate na geladeira. Consigo passar uns dias com ela (quando meus filhos não pegam rsrsr). 

Levo a sério meus momentos de atividade física e quando deixo de fazer um dia, fico perturbado rsrsr. Acho que fiquei viciado kkkkk.

Abrindo um parêntesis, quando fiz minha consulta de avaliação médica, o Dr. Ricardo Diógenes perguntou se eu me achava viciado em esporte e eu disse que sim kkkkk.

Pois é isso, é assim que estou fazendo. Não deixei de comer açúcar como prevê a dieta da proteína, porque como muitas frutas e elas têm açúcar natural. No café sempre uso adoçante (aspartame).

Ei, você conhece aquele melão pele de sapo (ou sapiê)? Caramba como aquilo é gostoso, docinho .... e o melão japonês, huuuum.

Quando consumo granola, utilizo iogurte e bebo bastante líquido.

Aqui e acolá pego um brigadeiro. Projetei minha redução de peso e reeducação alimentar a médio e longo prazo, como uma mudança de vida, mudança de estilo.

Abraço a todos!!!

Petrus

6 comentários:

  1. a famosa cirurgia... Ficou bom mesmo da fimose?
    Muito bom tio P, de parabéééééns mesmo, tem tanto tempo que a gente não surfa juntos, que da última vez tu tava do jeito da foto da direita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk ..... pois vamos marcar Diegão, conhecer o Pico das Almas, você anda muito ocupado rapaz.

      Excluir
  2. Muito bom, estou nessa também. Perdi 10 kg e pratico Muay Thai, que acho excelente. Fora basquete as terças e futsal as quintas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Alexandre, que legal. Eu também acho Muay Thai muito bom. Uma atividade cárdio-respiratória excelente. Eu já fiz também. Você está num ritmo ótimo!!! É isso aí, muita saúde!!!

      Excluir
  3. O importante é sempre manter a saúde sem receitas mirabolantes e milagrosas, parabéns pela conduta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dr. Bruno!!! Parabéns pelas publicações do seu blog !!!
      http://blogdodrbruno.blogspot.com.br

      Excluir