domingo, 17 de novembro de 2013

Localização via satélite

Olá,

Passei uns dias viajando e distante das publicações, mas vamos retomar a escrita. Hoje vou partilhar com vocês umas coisinhas interessantes sobre monitorar seus trajetos.

Minhas 3 bicicletas têm velocímetro, não é nada demais, um velocímetro simples (cateye), que me permite aferir:
- Distância total de rodagem da bike (odômetro);
- Distância parcial (trechos) (odômetro parcial);
- Tempo de pedalada;
- Velocidade média da pedalada;
- Velocidade máxima alcançada;
- Relógio com tempo real.

Acredito que esse pequeno "computador" auxilia bastante o deslocamentos. Você se avalia, consegue analisar e programar futuros deslocamentos, etc.

Mas há outras formas mais precisas e com mais recursos que podem nos ajudar nas atividades físicas, algumas gratuitas.

No celular:
O Google, por exemplo, disponibiliza um aplicativo gratuito para o Android (celular), que permite o registro do seu trajeto em mapa, gráficos e estatísticas. É o "Minhas Trilhas" (ou My Tracks).

Basta ativar o aplicativo (deixando o GPS do celular ligado), ligar o "rec" e sair, seja a pé, de carro, de moto, de bike, de skate, seja lá como for, ao final do percurso, você aciona "stop" e pronto. Tudo está gravado e pronto para pesquisas futuras (com possibilidade de exportar os dados). Os dados mais importantes para mim são:
- O mapa em si, com a trajetória precisa, nome de ruas, ponto de largada e chegada;
- Gráficos de elevação e velocidade durante o trajeto;
- Estatísticas de distância, velocidade, tempo, etc.

Além desse aplicativo, há o Strava (para ciclistas), também para celulares com sistema Android, de download gratuito. Ele fornece informações quase iguais ao "Minhas trilhas", mas além daquelas funções permite desafios com amigos (também usuários) através da comparação dos dados no mesmo percurso.

A desvantagem desses métodos (em celular) é que você precisa levar o aparelho com você e o consumo da bateria aumenta consideravelmente.

Em GPS:
Pessoamente não uso GPS de pulso. Porém, um amigo que usa me mandou um relatório do GPS de pulso que ele usa, um Garmin Forerunner 610, 2.80

O aparelhinho é "caro pa dedéu". O relatório é bem parecido com aquele que é criado pelo celular, mas é muito mais detalhado. Grande vantagem desse GPS é não acabar com a bateria do celular.

Outra vantagem bacana é que, com ele no pulso, você pode correr, andar de bike, etc ... ou seja, é bastante versátil e não "pesa". Você tem muitas funções, num único equipamento, leve e prático.



No balanço geral, em face dos prós e dos contras, na minha opinião, tudo depende do que você pretende fazer (e registrar) e do quanto dispõe pra investir, mas se dispuser recursos pra investir num GPS de pulso, acredito que seja melhor. Menor peso, menor gasto de energia.

De qualquer forma, um "velocimetrozin" pra bike é fundamental ;)

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário