domingo, 23 de fevereiro de 2014

Limpeza do capacete.

E aê pessoal, tudo bom?


Este fim de semana criei coragem pra fazer um servicinho meio chato.

Capacete CB300R
Gosto muito de tarefas manuais, mecânica, elétrica, hidráulica, engraxar sapato, limpar e consertar computador, fazer a barra da calça, lavar o carro, a moto, soldar cabos, consertar ventilador, reparar uma fechadura, ou seja coisas de casa que todo mundo pode (e deveria) fazer, mas tem coisas que às vezes você fica adiando porque realmente é chato rsrsr.

Limpar capacete é uma das tarefas que eu considero chatas. Eu acredito que é porque o resultado não é imediato, tem que esperar secar. Mas não é difícil.

Quem usa capacete sabe que, com o tempo, o forro do começa a perder aquele cheiro agradável e começa a ficar com cheiro de cabeça kkkkk, isso aí, cheiro de cabeça. Tô falando de CAPACETE MOTOCICLISMO hein!

Pode ser a pessoa mais cuidadosa do mundo, mas é normal. O sol aquece o capacete, a cabeça libera suor e o forro, naturalmente absorve aquela umidade. Assim a poeira vai aderindo, não tem jeito, fica sujo mesmo. Quem tem caspa, não cuida da higiene do cabelo, aí nem se fala. Não é o meu caso, até mesmo porque eu quase já não tenho mais cabelo; tenho o maior cuidado com os valentes que permanecem no couro cabeludo kkkkk.

Dizem que o período de "validade" de um capacete é de 3 anos. Não encontrei qualquer legislação regulamentando isso, mas essa validade é por conta do afundamento das esponjas que ajustam a distância entre a cabeça e o isopor do capacete.

Como as esponjas vão perdendo a flexibilidade, afundando, vai ficando uma folga no capacete e, como esse equipamento tem que ser usado bem justinho, já sabe né?

Pode ser até que esse prazo seja maior, quem sabe 5 anos. Isso vai depender do uso diário, se não levar pancadas nesse período (quedas e choques), se o enchimento estiver firme, etc.

Já pensou se, na hora que você precisar do capecete, ele rodar na cabeça?

Mas voltando ao assunto da limpeza, o forro do meu capacete ainda está firme, apesar dele ter mais de 3 anos.

Capacete CB300R
Tenho 3 capacetes, mas resolvi dar um trato nesse aqui da foto, um capacete da Honda que eu comprei quando adquiri uma Twister 250. Excelente capacete, quando você calça, sente logo o ajuste confortável. O acabamento, viseira resistente, pintura, fivelas, tudo muito bom (claro que existem melhores, mas esse é um intermediário muito bom mesmo).

Nesse intervalo de tempo, superior a 3 anos, lavei o forro dele 2 vezes, com essa agora são 3 lavagens.

Mas uma coisa me incomodava: o cheiro. Ele nunca ficava "cheiroso". Mas eu tô falando cheiroso meeeeesmo, com aquele cheiro de dar gosto. Eu conseguia tirar o sujo e deixar ele sem qualquer odor, mas não ficava cheiroso pra valer. Porém, dessa vez, usei um ingrediente especial hehehe

Meus capacetes sempre são daqueles que permitem tirar o forro e lavar (laváveis). Ah, inclusive dá pra fazer a mesma coisa com capacetes de bike hein! Tem alguns que você pode destacar o forro e lavar, ou substituir, comprar uma espécie de "refil".

Eu poderia fazer a mesma coisa com o meu capacete, trocar o forro, mas ele não é desses fáceis de achar peças, viseira, forro, dispositivos de trava, etc. Então melhor lavar mesmo.

Coloquei água com sabão em pó num balde, tirei o forro e deixei de molho uns minutos. Nesse intervalo de tempo a sujeira amolece.

No caso do meu capacete o forro se divide em três partes, uma superior e duas laterais. Depois do molho, você pega nas partes do forro e percebe a poeira e uma agua escura se soltando.

Eu esfreguei um pouco, troquei a água e fiz o enxágue com água limpa, até a água escura parar de escorrer. Tem gente que usa amaciaste no enxágue.

Depois que ficou seco, tudo pronto pra montar, percebi que ele estava apenas com o cheiro do sabão em pó, cheiro de limpo, nada demais.

Foi aí que me veio na memória um spray que eu tinha comprado na Centauro (EU NÃO SOU GAROTO PROPAGANDA DE NINGUËM VIU rsrssr). É o "Limpa Tênis Oxer".

Originalmente eu tinha comprado esse spray para limpar meus tênis, tipo uma limpeza a seco. Você aciona o spray e, quando ele entra em contato com o nylon, imediatamente faz uma espuma, tipo espuma de barbear, sabe?

Fiz o teste, apliquei a espuma e segui as mesmas instruções que sempre uso pra limpar os tênis.

Caramba, pense num capacete cheiroso!!! Ficou com cheiro de novo.

Esse spray é feito pra tirar sujeira e perfumar. Deu beeeem certinho rsrsr. Gostei demais do resultado.

Eu podia ter usado só ele (o spray), sem lavar o forro antes, como faço com os tênis, mas acho que não tinha ficado tão limpo e cheiroso como ficou.

Na próxima eu troco de capacete. Não estou a fim de procurar forro novo. Quando precisar de outra lavagem vou comprar outro capacete.

Fica a dica aí galera!

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário