sexta-feira, 11 de julho de 2014

Adaptando a bolha (parabrisa) da antiga Burgman 125 para a Burgman 125i - Suzuki

E aí pessoal, tudo bom?

Eu cansei de esperar que fosse lançado um parabrisa (bolha) para a Burgman 125i da Suzuki.

Já tinha visto o modelo antigo da Burgman com bolha mas não achei em lugar nenhum uma que fosse feita para o modelo novo, nem na internet. Até achei, mas era caríssimo, quase 500 reais, e ainda assim não tive certeza de que aquele parabrisa ia servir mesmo porque as especificações eram confusas. Além disso, não tinha a marca Suzuki na frente.

Quando levei a minha scooter na loja para a primeira revisão, percebi que no mostruário tinha uma bolha pra Burgman. A vendedora logo me avisou que não tinha pro meu modelo mas, mesmo assim, peguei a bolha e levei na oficina pra colocar só por cima, ver como ficava.

Na mesma hora percebi que uma pequena adaptação resolveria.

Comprei e fiz um passo a passo para vocês seguirem, se tiverem coragem rsrs.

Sigam as figuras e as dicas abaixo que dá certo.

Figura 01 - Essa bolha contém a marca Suzuki e saiu por um preço razoável
Figura 02 - Detalhe do ponto que deverá entrar na bolha preta da carenagem, depois de furada.

Figura 03 - São 4 pontos de apoio da bolha: Nos dois retrovisores e dois pontos na bolha preta que será furada

Figura 04 - Calculando os pontos a serem furados na bolha preta.

Figura 05 - Retire as tampas dos parafusos.
Figura 06 - Quando retirada você verá que se trata de cabeça alen. Perceba que quando você tirar o parafuso ele é longo e tem uma tubo de metal, uma espécie de afastador, embaixo dele, de uns 5 cm. Esse tubinho é importante.

Figura 07 - Solte os dois parafusos prateados laterais
Figura 08 - Solte os dois parafusos pretos, um de cada lado

Figura 09 - Separe os dois lados da carenagem, com cuidado, afastando-as conforme a foto. Você só vai tirar da moto a carenagem amarela, a preta fica lá.
Figura 10 - Solte os três parafusos da bolha preta (por dentro) e pode empurrar as presilhas que ela vai se desencaixar.
Figura 11 - Faça a os furos conforme a foto, usando uma broca pequena, com furadeira

Importante: Depois de furar, pode prender os afastadores na bolha preta (pequena) e prender ela na carenagem amarela. Você monta tudo de volta (carenagem com os dois afastadores na bolha preta, de acordo com a foto, hastes nos retrovisores, conforme figura 13) e só no final de tudo coloca o retrovisor (bolha) e termina de apertar tudo.



Figura 12 - Prenda a porca por dentro sem apertar muito, é preciso deixar uma certa folga para dar certo.

Figura 13 - Faça um corte na borracha exatamente nessa altura para que a haste passe entre a base amarela do retrovisor e o afastador do parafuso (aquele tubinho que falei na figura 06), que vai fixa-la.


Resultado final: Gostei muito!!!


Figuras 14, 15 e 16 - Resultado final

Sugestão: Para evitar arranhões à pintura da moto, eu usei pequeninos pedaços de carpete e coloquei em 4 pontos: entre as duas hastes e os retrovisores, entre as duas pontas do parabrisa (bolha) e a bolha preta pequena. Isso evita ruídos de vibrações e arranhões. Veja as figuras abaixo:


Figuras 17 e 18


Essa bolha que eu peguei deve ser antiga. Tinha uma película, um filme protegendo o acrílico. Acho que era tão antiga que ressecou. Está dando um trabalho danado pra tirar essa película. Tirei a bolha de novo pra deixa-la de molho na água com sabão e ver se amolece.

Espero que tenha ajudado.

Abraço a todos!!!




Um comentário:

  1. Depois de encher o tanque por 2x e calcular o consumo percebi q a bolha não alterou em nada o rendimento. Talvez tenha até melhorado. Explico: fiquei preocupado se a bolha iria causar maior resistência aerodinâmica e aliviei a mão. Resultado: consumo de 37,5km com um litro, ou seja, o melhor resultado até hoje rsrs.

    ResponderExcluir