segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Fortaleza - Canindé - A viagem no trike

Olá amigos!


A saída de casa
Fiz a viagem que havia falado na postagem anterior. Porém, antes de comentar, preciso fazer uma retificação. Na verdade a viagem foi de (quase infinitos) 140km.

Éramos 6 trikers (triciclistas), em meio a uma estimativa de 90 a 100 ciclistas, saindo de Fortaleza próximo às 20h.

A organização do evento, que é anual, atuou de forma perfeita na minha opinião. 

Logo na saída havia frutas, água, barras de cereais e gatorade para todos os participantes. 

Na primeira parada, em Maranguape (município vizinho a Fortaleza), fizemos um lanche leve, através de um dos patrocinadores (um supermercado), composto de sanduíche, suco, frutas, repositores, etc.

Quando saímos de Maranguape começaram as intermináveis subidas. Caramba, nunca na minha vida vi tantas subidas numa estrada. 

Eram tantas subidas que eu pensei que Canindé ficava no céu, na mesma altitude do Pico Everest.

No percurso todo havia sempre um caminhão de apoio, uns 03 ônibus, ambulância, escolta da polícia.

Vou tentar apenas resumir em uma lista as impressões mais marcantes:
- Faça uma revisão geral na sua bike ou trike.
- Leia sobre o percurso com antecedência e tente conhecer as condições atuais do trajeto.
- Tente pensar em tudo que você vai precisar durante a viagem, com cuidado pra não exagerar no peso.
- Numa viagem tão longa você sente bastante a diferença de peso de uma bicicleta e um trike; nas descidas ele corre muuuuuito mais rápido que as bicicletas, mas nas subidas o sofrimento é muuuuuito maior;
- O peso médio de uma bike vai de 7 a 14kg. O trike pesa cerca de 24kg.
- Se por um lado a bicicleta é mais leve e o gasto de energia é menor, por outro a aerodinâmica do trike, a posição de pilotagem e o banco trazem um desgaste bem menor; ao final da prova havia ciclistas que sequer conseguiam sentar, com dores nas costas e na bunda.
- Se a sua intenção é fazer um tempo de prova menor, vá de bike, mas se curtir o passeio é mais importante pra você, vá de trike.
- A viagem foi noturna, teve gente quebrando a bicicleta e caindo no escuro; de trike você não cai.
- Pra não sofrer tanto com o desgaste físico de um trajeto longo assim, treine muito e com bastante antecedência; se você não costuma pedalar, fique certo que vai jogar a bike no caminhão e subir no ônibus; pode ter certeza que isso não é como pedalar naqueles passeios noturnos.
- Mesmo que você vá com seus amigos, depois de percorridos 50% do percurso, siga no "seu" ritmo; não adianta forçar a barra pra acompanhar o primeiro pelotão; se você ultrapassar seu ritmo por muito tempo, você vai quebrar e não chega no final.
- Vale a pena uma experiência dessas na sua vida, mesmo que seja somente uma vez; você pode descobrir que seus limites estão muito além do que você imaginava, muito além mesmo.
- Seja tolerante com você mesmo e com seu corpo, se não der, não deu. Muita gente desiste e isso não significa nada, haverá outras oportunidades. Mais da metade dos participantes desiste. Mas se a questão for apenas cansaço, vá devagar e você vai chegar. Completar o percurso traz muita satisfação, mesmo que seja em último lugar.
- A estrutura e suporte oferecidos pela organização do evento é muito importante, colete informações acerca da realização de outros eventos da mesma natureza.
- Hidratação é importantíssimo!!!
- Não coma demais antes, nem durante a prova. Isso pode ser um problema.
- Registre tudo que for possível (fotos). Essas recordações são preciosas.
- Se alimente bem (com qualidade) após a prova.
- Descanse bastante.
- Não tome relaxantes musculares nem qualquer outro remédio sem consultar um médico depois de uma prova de tamanho esforço. Você pode acabar com os rins!!!
- Use capacete, luzes (mais de uma) com pilhas novas, luvas, tênis adequado, ou seja, equipamento completo de segurança.

É isso!

Completei o percurso em cerca de 8,5 horas. Cheguei exausto. Após 80km pedalando pensei diversas vezes em desistir. Acabei me distanciando do grupo, num ritmo mais lento, mas cheguei até o final pedalando.

Havia um bom café da manhã nos aguardando, numa casa com local para banho.

A viagem de volta foi excelente. Ônibus leito para os ciclistas e caminhão baú para as bikes e trikes. Tudo com segurança.

Abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário