domingo, 1 de janeiro de 2017

Monociclo elétrico - Uma boa opção de transporte?

Olá meus amigos!

Eu na Beira Mar de Fortaleza
Neste início de 2017, me veio à memória o fato de que exatamente há um ano, comprei um monociclo elétrico.

Um monociclo elétrico, segundo Wikipedia, "é um veículo elétrico que ajuda o piloto a ficar em pé usando um motor elétrico e giroscópios controlados por um computador que é alimentado por dados de acelerômetros e outros sensores".

Inicialmente, confesso que a aquisição foi exclusivamente pela diversão que aquela máquina potencialmente poderia oferecer.

A ideia de estar simplesmente em pé, me deslocando numa velocidade média de 10 a 15km/h, em total silêncio e, aquele ar de que o futuro havia chegado, me atraía muito :)) 

Estacionamento do Shopping Iguatemi - Fortaleza
Aqui em Fortaleza formamos um pequeno grupo de usuários de monociclo elétrico (acredito que o primeiro). Eventualmente combinamos um passeio na Beira Mar. Porém, no início de 2016, o encontro era semanal. Trocávamos experiências e técnicas de manobra para o uso do monociclo.

O passeio era bem divertido, mas ao longo do ano, pudemos perceber que o equipamento era bem mais aproveitado no dia a dia de cada um, que como diversão. De repente descobrimos que a maioria de nós sempre deixava (instintivamente) o monociclo no carro para complementar pequenos trechos que percorríamos durante um dia normal de trabalho.

Eu, por exemplo, por muitas vezes, tive que me deslocar (de carro) a um local de trânsito intenso e optei por estacionar o carro um pouco mais distante para percorrer o restante do trajeto com o monociclo.

Outras tantas vezes, por perto de casa, vou à padaria, farmácia, agencia bancária, lanchonete, apenas usando o monociclo.

Não cogito mais a possibilidade de deixar de usar o monociclo. Quando a vida útil do meu equipamento acabar, não tenho dúvida de que vou adquirir outro. É muito prático, rápido, econômico, cômodo.

E como sou um usuário de bicicleta, podem me perguntar: - E você parou de andar de bike?

Claro que não. Uso sempre a bike. Umas vezes para ir ao trabalho, outras para me exercitar, outras só pra relaxar.

O monociclo é diferente da bicicleta porque nele você não faz exercício. Você não sua. Apenas se desloca. É o meio de transporte do futuro, hoje.

É uma excelente opção para quem quer entrar na onda do transporte multimodal. Você pode usar o monociclo para chegar ao metrô (ou ao ônibus), pegar o trem, e sair novamente da estação usando o monociclo, sem pingar uma gota de suor, chegando super rápido ao seu destino.

As baterias atualmente disponíveis no mercado permitem autonomia de até incríveis 40km de distância. No entanto o preço do brinquedo fica consideravelmente mais alto.

Quando comprei o meu, estavam custando uma média de dois e quatro mil reais. Comprei um modelo "genérico" e, graças a Deus, tive sorte. Alguns amigos que compraram na mesma época, o mesmo modelo, já esgotaram a vida útil da bateria (componente mais caro do equipamento). O meu continua firme e forte.

O preço dos monociclos baixou ao longo de 2016 e hoje é possível comprar um equipamento "de marca" por cerca de mil reais.
 
Uma carga completa, se a bateria estiver completamente vazia, demora em torno de 1,5 horas. Autonomia de cerca de 12km. A autonomia depende do terreno onde você vai usar e do seu peso. Quanto maior o esforço, maior o consumo; quanto menos esforço e peso, mais rendimento.

Pra quem mora perto do trabalho, vale a pena ir e voltar usando o monociclo. É divertido, rápido, econômico e a natureza agradece. Não precisa se preocupar com vaga de estacionamento, nem com o preço da gasolina.

Tem muito material em vídeo disponível na internet. Pra quem quiser conhecer  mais, vou colocar abaixo alguns dos vídeos que fiz sobre o monociclo elétrico.

Forte abraço a todos!

 
 

9 comentários:

  1. Gostaria de saber sobre a manutenção. O seu ou dos colegas, já furou o pneu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu nunca furou, mas meus amigos já tiveram essa triste experiência. A gente precisa desmontar ele quase todo e abrir em duas bandas. O reparo é igual ao reparo de câmara de ar de bicicleta. Nada demais. Dá mais trabalho abrir que fazer o próprio reparo

      Excluir
  2. Olá amigo. Estou pesquisando alguns modelos do aparelho mas não pretendo investir muito dinheiro. Pode me recomendar alguma marca boa e barata? Andei pesquisando o modelo IPS por R$1.200. O que acha. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O IPS é um bom modelo de entrada. Se você achou um IPS novo por esse valor, com garantia, vale a pena.

      Excluir
  3. Olá, tenho um monociclo da E-fera e aproveito para andar nos finais de semana pelas ruas e ciclovias de Porto Alegre. Aqui raramente vejo pessoas utilizando esse meio de transporte, mas acredito que aos poucos será uma boa alternativa, para fugir do trânsito pesado e dos custos com combustíveis, que aumentam a cada ano. O meu monociclo comprei usado pela OLX, e ainda consigo fazer em média de 10 a 12 km de autonomia. Estou pensando em trocar por outro de melhor qualidade, conhecem o modelo x8 da Airwhell? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só conheço por pesquisas na internet, mas não tive oportunidade de usar. Comprei recentemente um Ninebot One C+. Estou achando ótimo, especialmente por conta do app que comunica o equipamento e o celular.

      Excluir
  4. Moro em Fortaleza, tenho um monociclo elétrico, mas tá quebrado, queria consertar, mas não sei aonde, alguém pode mim ajudar?

    ResponderExcluir