sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Férias na Chapada Diamantina

Olá amigos!


Aproveitei minhas férias entre os meses de setembro e outubro e fui conhecer a Chapada Diamantina.

Peguei um avião até Salvador-BA e, de lá, fui por terra até a cidade de Lençóis.

Apenas uma empresa de ônibus liga as cidades de Salvador-Lençóis, que distam mais de 400km. Como as informações colhidas pela internet não me davam boas referências da empresa de ônibus,
aluguei um carro, inclusive porque a diferença entre o custo das passagens de ônibus e o aluguel do carro era pequena.

Antes de viajar, já havia contratado uma empresa de turismo local e uma pousada em Lençóis, tudo pela internet e telefone. A cidade vive em função do turismo ecológico, é muito bem servida de pousadas e de empresas com guias e locais para alimentação.

Além dos atrativos da Chapada, a própria cidade é histórica, tem uma estrutura simples e muito eficiente e uma noite bastante movimentada. Um ambiente meio retrô, rústico, muito bonito, com uma população local acolhedora.

Quando se contrata uma empresa de turismo, elas montam pacotes de atrativos de acordo com a quantidade de dias que você vai passar na cidade. Assim, dimensionam a quantidade de atrativos que são possíveis conhecem.  No preço do pacote ficam incluídos os lanches e as taxas de entrada de cada atrativo, assim como almoço, quando for o caso.

A cada dia juntam grupos e levam, a pé ou de carro (a depender do atrativo), para conhecer cavernas, trilhas (algumas de 5 dias), quedas d'água, mergulhos em grutas, rapel, tirolesa, etc.  Um prato cheio pra quem gosta de natureza e esportes radicais.

Eu queria ter passado mais tempo. A região é incrível, cheia de riquezas e de história. Não me refiro aqui apenas à história do Brasil, à exploração do diamante e do ouro, mas, se tratando de um sitio geológico dos mais antigos do mundo, você acaba descobrindo locais onde viviam animais pré históricos: tigres dente de
sabre, bichos preguiça gigantes, ossadas humanas com milhares de anos, enfim, algumas das imagens que estou postando podem te mostrar as belezas da região.

Foi uma experiência incrível. Nos grupos que participei, havia pessoas de vários locais do país e do mundo: alemães, suíços, americanos, paulistas, catarinenses, baianos (claro), cearenses, cariocas.

A única coisa que achei que podia melhorar era a propaganda. Você não imagina a quantidade e a qualidade dos pequenos restaurantes na cidade de Lençóis. Culinária regional e outros com comida italiana, argentina, cafeterias de nível
(inclusive porque a região é produtora de café), casa de artigos esportivos ... porém nada disso é divulgado na internet. Foi uma boa surpresa, mas podia ser mais divulgado para atrair ainda mais pessoas, além disso, daria uma dimensão mais precisa do que você vai encontrar na viagem. Confesso que fui meio "no escuro", mas deu tudo certo.

O sinal de telefone celular não é bom e o 3G não pega. Algumas pousadas têm wifi, mas a qualidade também deixa a desejar. No final das contas, isso não interessa porque a finalidade de um passeio assim é se desligar mesmo de tudo.

Existe um aeroporto no próprio município de Lençóis e quem estiver disposto a gastar mais pode ir e voltar mais rapidamente. No entanto, a diferença de preço entre os vôos Fortaleza/Salvador e Fortaleza/Lençóis, era beeeem significativa.

Recomendo demais.

Conheçam o nosso Brasil. Abraço a todos.



MAIS FOTOS ABAIXO !!!




















Nenhum comentário:

Postar um comentário