sábado, 30 de janeiro de 2016

Skate depois dos 40

E aí pessoal, tudo bem?


Primeira postagem de 2016 vem com novidades.... skate depois dos 40 hehehehe.

Vocês não imaginam a satisfação que tenho em escrever sobre isso, depois de passar um período meio frustrante no meu retorno ao skate.

Pois é, como eu já havia dito na postagem anterior, intitulada "Fazendo novas conexões neurais II" (foram duas publicações, este link é da segunda), andei de skate durante minha adolescência, por um bom tempo e depois parei.

Resolvi voltar em outubro de 2013 e peguei um skate do tipo street que comprei na centauro, marca Crail.

Na "minha época" (adolescente, nos anos 80) os shapes eram diferentes, não tinham essa parte levantada dos dois lados, nose e tail. Eram retos e, além disso, largos, rodas largas, aquele tipo chamado old shool.

Vou confessar que fiquei bastante frustrado durante o ano de 2014 porque, apesar de ver muitos vídeos e me esforçar pra crescer na volta ao esporte, não tive muito sucesso.


Mas não foi de todo ruim. Nas  pistas de skate consegui subir e descer os banks, inclusive aqueles com 45 graus. Esse tipo de pista e obstáculos não existiam aqui em Fortaleza nos anos 80. Isso já valeu.

De tanto insistir e conversar acabei absorvendo informações importantes e descobri que:
a) Skate comprado em lojas, como esse que eu comprei, apesar da marca, podem te deixar no meio do caminho, frustrado, porque não rendem o que você precisa, são limitados;
b) Nem sempre o estilo que está na moda é o que se adapta melhor a você;
c) Antes de gastar, pesquise, converse, não tenha vergonha de pedir pra olhar, pergunte opiniões.

Por que estou dizendo isso? Primeiro porque esses skates montados, prontinhos pra vender na loja, com preço baixo, na maioria dos casos, são compostos de peças de baixa qualidade (ou insatisfatória). Segundo porque existe muita coisa além de manobras de street, apesar deste estilo ser muito show também. Terceiro porque pode ser que você faça uma despesa sem falar com ninguém, na certeza de que está fazendo a coisa certa e, depois, descubra que teve prejuízo.

Repito, não estou criticando o estilo street. Simplesmente não me adaptei a ele e isso é uma dificuldade minha. Inclusive admiro muito o que a galera consegue fazer no street, existem manobras incríveis. Estou apenas dizendo que existem outros estilos de carrinho que vocês podem curtir, como aconteceu comigo.

O skate street que eu havia comprado só ficou bom depois que eu troquei rodas e os rolamentos. O truck, o shape e a lixa eram bons.

 
Em setembro de 2014, durante minhas pesquisas e depois de assistir milhares de vídeos me deparei com o "surfskate", também chamado de simulador de surf.

É um skate que tem o eixo (truck) dianteiro diferente. Ele permite que você imite os movimentos do surf, estando no chão. Você sequer precisa ficar empurrando o pé no chão (pedalar).

Achei muito legal esse estilo, comecei a ler e a assistir vídeos.

Comprei um simulador Mormaii pelo Mercado Livre, por conta do valor, muito acessível. Com frete e tudo gastei 300 reais.

Amigos, minha evolução dentro das pistas de skate, especialmente no bowl, foi incrível, meteórica.

Me adaptei tão rápido a esse estilo que em 2 meses o simulador Mormaii já não era suficiente. Continuei pesquisando e acabei descobrindo de onde veio essa ideia de simular surf e descobri o nome Carver Skateboards.

Por coincidência, em um dos dias que estava andando na pista de skate da Praia do Futuro, tinha um casal usando um Carver. Encostei imediatamente pra conversar. Em alguns minutos me ofereceram o Carver pra eu testar e pahh (rsrsrs), foi incrível!!!

O Carver original, especialmente com truck CX, é super rápido, solto, movimentos instantâneos, shape largo, alto, rodas largas e macias, excelentes rolamentos ... indescritível, só andando pra ter ideia.

Vendi meu Mormaii e investi no Carver, modelo Knox, com truck CX. Tive que reaprender o uso do simulador, porque ele é beeeem superior ao Mormaii, muuuuito mais solto e rápido, agressivo.

Dentro de mais um mês eu já estava muito mais evoluído.

O que dizer diante disso? Encontrei meu estilo. Engraçado é que a galera que anda com skate street tem receio de andar no meu simulador e eu no deles, dentro do bowl.

Agora eu já consigo dropar e "surfar" no bowl ... é diversão demais.

RECOMENDAÇÃO: Usem sempre equipamentos de segurança (cotoveleira, joelheira, capacete, protetor de punho). É indispensável!!! Já escapei de várias
lesões graves com o uso deles. Como eu sei? Caí e bati forte com joelhos, cotovelo, mão, cabeça .... se estivesse sem nada, tinha me machucado. Usem sempre!

Meu próximo desafio é o Freeline, também chamado de Drift Skate. Pesquisem aí.

Abraço a todos!!!

Vídeo ..... antes do Carver


Vídeo .... depois de 4 meses usando o carver


Nenhum comentário:

Postar um comentário