quinta-feira, 25 de julho de 2013

Minha experiência com o SURF

Como já havia dito anteriormente, sou novato no surf.

Meu primeiro contato com uma prancha foi em novembro/2012, logo após a alta da cirurgia de coluna sobre a qual falei na postagem intitulada "Proposta do blog, continuação...", ou seja, apenas 08 meses atrás.

Durante o período de recuperação imaginei mil coisas novas pra fazer, mas a primeira idéia foi o Kite Surf. O médico que me operou disse que praticava kite, mesmo aos 50 e poucos anos. Desisti da idéia quando avaliei os custos. Kite não é um esporte dos mais baratos, desde o curso aos equipamentos.

Quando o médico me deu alta, comecei a caminhar e depois passei a correr pequenas distâncias, pra recuperar a auto confiança. Além disso, eu estava totalmente fora de forma: Deitado durante todo um mês e mais dois meses só no "piloto automático", com dores no pescoço e quadril.

Tenho um amigo surfista (surfa há cerca de 30 anos) que me recomendou uma "escolinha" de surf na Praia do Futuro, aqui em Fortaleza, chamada PF Surf School. Foi uma excelente dica.

Comprei pacotes de aula. Cada pacote, de 4 aulas, me custou 100 reais. Nas aulas são passados teoria e prática, usando softboards, que são pranchas de um material emborrachado, que proporcionam maior flutuação e estabilidade.

- No primeiro dia de aula você fica em pé!

Foi o que me disseram e foi assim que aconteceu, fiquei mesmo, rsrsrs. As aulas são na beira da água. Só depois de um tempo é que você passa pro "fundão".

- Detalhe: Surfar emagrece! Se você aliar a prática do surf a uma dieta saudável, vai perder peso rapidinho.

Porém, pra surfar é preciso preparo físico. Recomendo que, aliado ao surf, você pratique alguma outra atividade aeróbica que sirva de suporte, como corrida, por exemplo. Se você estiver pensando em surfar como os "peladeiros", ou seja, só final de semana, você vai sofrer mais.

Durante a fase das aulinhas, você fica na beira d'água .... mas depois depende dos seus braços pra "remar lá dentro" e isso, vai cansar bastante.

Como eu já andava de skate desde os 15 anos, tive facilidade de ficar em pé sozinho numa prancha de fibra (quando acabaram as aulas com softboard passei pra prancha de fibra, comprei a minha).

O surf melhora sua disposição cardíaca, sua capacidade pulmonar, a musculatura superior (braços e abdomen), ou seja, faz um bem danado. Seja persistente, determinado.

No meu caso a cirurgia na coluna cervical não foi empecilho pra que eu pudesse ficar deitado na prancha, remando e olhando pra frente. Se fiquei alguma limitação de movimento, não percebi.

O contato com o mar realmente tem uma coisa mágica, inexplicável. Você pode passar horas lá dentro, sem pensar em problema algum, só imaginando a próxima onda, vendo a galera do seu lado dropando .... é incrível mesmo.

Você muda de cor (pelo menos aqui em Fortaleza ganha um bronze, rsrs), muda seu físico, melhora sua saúde e equilibra sua mente.

No próximo post vou falar sobre os equipamentos e outros macetes para a prática do surf.

Abraço a todos,

Petrus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário