sexta-feira, 26 de julho de 2013

Minha experiência com surf (contin. I) "ESCOLHENDO A PRANCHA"

Continuando a postagem anterior (Minha experiência com surf) vou começar a falar sobre os equipamentos e acessórios que conheci, desde que comecei a praticar surf.

Ainda sou iniciante, comecei aos 44 e estou surfando há 08 meses apenas.

No próximo post vou passar umas "dicas" pra galerinha que vai começar a surfar, ou já começou e está tendo dificuldades. Neste vamos falar apenas do material necessário pra surfar (e o desnecessário tbm rsrs).

Começando pelo que é estritamente indispensável, temos a prancha, claro.

No começo das aulas a gente usava prancha emborrachada, as softboards, como falei no post anterior. Depois, no entanto, você vai precisar adquirir a sua e daí vêm as principais dúvidas..... que prancha vou comprar? Qual shape? Usada ou nova?

É bom ter em mente que, seja qual for o modelo de prancha que você comprar, vai passar por um período de adaptação, que significa, tentar subir e cair, sem dúvida.

Mas é bom pensar na relação peso/tamanho do surfista/espessura da prancha.

O desenho ao lado (1) serve para ter dar base do tamanho da prancha, em relação à altura do surfista, mas não serve como indicação absoluta. Especialmente porque não se aplica às pranchas chamadas longboards ou às funboards. As medidas da prancha são consideradas em pés e polegadas.

Em relação ao peso do surfista, observe o quadro ao lado (2). Claro que o peso influencia na flutuação.

Um cara pesado precisa de mais flutuação, senão afunda mesmo.

Pra diferenciar de forma bem superficial, a surfboard (pranchinha) é aquela com bico pontudo. A funboard tem o bico arredondado, é um pouco maior que a anterior. A longboard é bem grande, maior que as anteriores, bico redondo também. Quanto maior, menor a velocidade e variedade das manobras. Mas não se engane... o divertimento do surf não está ligado a radicalidade das manobras, tisc tisc, de jeito algum.

As longboards têm tipos de manobra específicos dela mesma, mas são as mais fáceis de ficar em pé; flutuam muito.

Recomendo aos iniciantes e aos experientes com pouco preparo físico que optem pelos modelos funboard. Eu uso uma fun ... 7.6

Além desses três grandes grupos, você vai encontrar as pranchas evolution, que têm um tamanho aproximado de funboard, mas o bico é mais agudo, porém com excelente flutuação. Como o nome sugere, é uma evolução da fun para a "pranchinha".

Pra quem tem problema de coluna ou pouca força de explosão, o movimento de ficar em pé (pop up) pode ser mais lento, por isso sugeri uma fun ou uma long. Existem variadas técnicas pra ficar em pé, mas isso vou apresentar noutro post.

No início do divertimento, as possíveis dores na coluna ou musculares (comuns no iniciante) podem ter um leve incremento. Acredito, pessoalmente, que a continuidade da prática fortalece a musculatura e as dores vão sumindo progressivamente. É preciso persistência e foco. Se as dores aumentarem consideravelmente e não desaparecerem, suspenda a atividade, procure um médico.

Tenha cuidado ao manusear a prancha fora da água. A resina é sensível e racha quando leva pancada. Use capa pra guardar a prancha, capas de toalha ou térmicas. Compre borrachas que encaixem na ponta e na cauda da prancha. Se a prancha rachar, mesmo que seja uma pequena rachadura, mande logo reparar porque a infiltração de água salgada acaba com a prancha.

Se você conhece uma loja "de confiança", que revenda pranchas usadas, essa pode ser uma boa ideia. Cuidado com a origem dessas usadas. Procure indagar sobre a procedência. Há pranchas usadas em excelente estado, quase novas, com preço bem mais acessível.

Leve um amigo experiente para olhar usadas ou novas. As usadas podem ter possuir reparos severos que somente um surfista experiente pode identificar.

O tamanho e espessura da prancha estão sempre indicadas na parte inferior, próximo às quilhas, como na figura ao lado (4) (em pés e polegadas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário