terça-feira, 23 de julho de 2013

Se preparando para começar! Avaliação médica - IMPORTÂNCIA

Esse teste na esteira foi apenas um dos vários que fizemos no momento da consulta.


Amigos,

Antes de começar as atividades físicas, seja em que idade for, é importante se submeter a uma avaliação médica.

É preciso conhecer suas condições cardíacas, capacidade pulmonar, questões de estrutura física, óssea, sangue, etc.

Isso não é frescura. O conhecimento humano simplesmente está se especializando e hoje se reconhece a importância/necessidade de uma avaliação antes das atividades (e durante), seja para evitar lesões, seja para evitar um mal maior, seja, inclusive, para observar se as atividades estão sendo praticadas abaixo da carga ideal. Quem sabe até iniciar um tratamento de algum mal que você sequer sabia que possuía.

Como estou com 45 anos, antes de retomar a prática esportiva de maneira intensa, marquei a consulta com um médico do esporte.

Antes da consulta ele pediu uma variedade enorme de exames laboratoriais, através de urina e sangue para saber todas as minhas taxas.

No dia da consulta passei por uma entrevista para permitir que ele conhecesse meus hábitos alimentares, físicos e histórico familiar.

Após a entrevista iniciamos uma série de medições corporais, peso, percentual de gordura, volume pulmonar, força nos pulsos, envergadura, etc.

Em seguida passamos para bicicleta, esforço físico na academia (há uma pequena academia no próprio consultório), corrida livre (há uma quadra para), esteira (vídeo acima), além de outros.... foi muita coisa mesmo.

Quando fui para a consulta de retorno, o médico apresentou um extenso laudo, com o resultado dos estudos que realizou tendo por base: entrevista, exames laboratoriais, medições, hábitos físicos e alimentares, testes de esforço, ou seja, tudo que foi colhido desde o início.

Após a apresentação do laudo, ele sugere uma outra séria de práticas e possibilidades.

Amigos, é extremamente válida essa despesa. Há relatos de mal súbito, com morte, inclusive em atletas experientes, imagine em pessoas que estão iniciando, após uma fase de sedentarismo.

Antes da avaliação profissional, todo cuidado é pouco. Depois que o médico "acender a luz verde".... aí é só festa, dentro dos limites claro rsrsr.

Abraço!

Petrus

Nenhum comentário:

Postar um comentário