domingo, 4 de agosto de 2013

BICICLETA: divertimento, transporte e saúde

Olá!

Bicicleta é uma paixão que se desperta ainda na infância. Quem nunca teve vontade de andar de bicicleta quando era pequeno? Difícil, não é? Bicicleta é o tipo do "brinquedo" que faz bem, sem restrição.

Pra não deixar este post muito longo, já que existe muita coisa pra falar sobre isso, vou dividir em partes, como fizemos ao falar de Surf.

Tem gente que aprende a andar de bicicleta na infância e depois abandona, tem outros que continuam usando de tempos em tempos e tem gente que não deixa de usar nunca. Tem ainda os que usam bicicleta como meio de transporte prioritário, por necessidade ou por opção.

"No meu tempo de criança" (essa expressão é triste rsrs) havia uma restrição no mercado brasileiro, uma falta de opção danada. Era Caloi, Monark e ponto final. Foi exatamente a época da campanha "Não esqueça da minha Caloi" (veja o vídeo).



O certo é que bicicleta diverte, independentemente do grau de condicionamento físico. Quem tem pouco condicionamento, anda um pouco, quem tem maior, passa mais tempo.

Eu comecei andando nas bicicletas dos amigos. Minha família não tinha muitas posses, aí eu tinha que pedir uma voltinha mesmo... haja paciência para aprender a equilibrar já que pra andar sem rodinha é necessário repetir e tentar bastante.  Mas de voltinha em voltinha acabou dando certo. Aprendi numa Berlineta Caloi (na berlineta eu consegui andar pela primeira vez sem apoiar os pés no chão).

Apenas aos quinze anos fui possuir minha própria bicicleta. Foi uma Barra Circular da Monark.

 Usava essa barra circular para ir à aula na Escola Técnica Federal em Fortaleza, Ceará. Uns tempos depois comprei uma Caloi 10 (duas coroas + catraca com 5 engrenagens) (tbm chamada de Magrela).

Depois disso passei muuuuuito tempo sem pegar numa bike, tipo uns 10 anos, dos 16 aos 26/27, mais ou menos.

Estou apenas querendo dizer que passei pelas fases que a maioria das pessoas passa. Eu usava a bicicleta esporadicamente.

Porém,  de uns tempos pra cá a bicicleta tem se tornado uma companheira mais presente na minha vida, mais até mesmo que na minha infância.

É que, graças a Deus, por uma série de fatores (conjuntura), o uso da bicicleta como meio alternativo de transporte ganhou status de tendência de moda.

Até o nome mudou. Hoje em dia o pessoal costuma chamar de "Bike" (abreviatura americana para Bicycle).

O preço da gasolina, o aquecimento global, o aumento desenfreado do consumo, as facilidades de crédito para a aquisição de veículos, a falta de investimento em políticas públicas de transporte, a falta de estrutura nas cidades, os frequentes e crescentes engarrafamentos, têm comprovado que aquele brinquedo de infância é um eficiente alternativa dentro e fora das cidades.

E não tem essa estória de vergonha não. Houve um crescimento muito acentuado na quantidade de pessoas que se organizam em grupos para pedalar pelas cidades à noite. Não é difícil encontrar inclusive sites que indicam (em cada cidade brasileira) local e data dos passeios.

Muito mais que brincar, pedalar agora é sinônimo de saúde e de inteligência.

A Caloi ainda vende bicicletas, mas a Monark fechou as portas. Em face da abertura do mercado nacional, várias excelentes marcas podem ser encontradas e, bem mais que duas opções, comprar uma bike hoje é até difícil, hehe.

Tem bike urbana, mountainbike, speed, utilitária, dobrável, elétrica, etc, etc, etc, vai depender do seu uso.

Eu incrementei o uso da bicicleta gradativamente, começando nesses passeios noturnos em Fortaleza (Espaço bike, Ceará Bike, Fortal Bike, Bicicletada, etc).

Peguei tanto gosto que há dois meses adotei a bike como transporte diário para o trabaho..... nos próximos posts, vou falar dos desdobramentos dessa atividade no meu condicionamento, nos meus habitos e na minha vida.

Abraço a todos!

Petrus


Nenhum comentário:

Postar um comentário