sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Entrevista com o Dr. Bruno Noronha (Médico do Esporte)

Dr. Bruno Noronha, Especialista em Medicina do Esporte, Clínica Médica/Medicina da Família e Suplementação em atletas, autor do blog http://blogdodrbruno.blogspot.com.br gentilmente respondeu a algumas perguntas para o nosso blog.

- Doutor, é verdade que a partir de uma certa idade a gente começa a perder massa muscular com mais velocidade? Qual seria essa idade? A atividade fĩsica constante ajuda a prevenir essa perda?

Resposta: Com o envelhecimento, há uma diminuição lenta e progressiva da massa muscular, sendo nossos músculos um tecido nobre, paulatinamente, substituído por colágeno e gordura, ou seja, nosso motor (músculos) se encolhe.... À medida que envelhecemos vários aspectos da química do corpo humano e de sua fisiologia começam a mudar de uma forma negativa. Há um aumento na inflamação, um declínio nos níveis de hormônios anabólicos, um declínio na saúde dos nervos, e, em geral, o corpo humano já não funciona muito bem.

Tudo isso tem um efeito muito negativo sobre a sua massa muscular e força, que por sua vez, limita a capacidade de realizar exercício e ser fisicamente ativo. Este ciclo vicioso de declínio de capacidade leva a sarcopênia. É por isso que devemos tomar medidas para evitá-lo.

O melhor exercício para a prevenção de sarcopênia é o fortalecimento físico, que também é chamado de exercícios de resistência ou de musculação. Isto é porque o esforço imposto aos músculos de forma intensa os obriga a ficarem maiores e mais fortes ao longo do tempo. Mas não é necessário ficarmos “enormes” como os competidores de fisioculturismo para prevenirmos a perda de massa muscular ao longo dos anos. Exercícios com baixa resistência de 2 a 3 vezes por semana são suficientes para manter a massa muscular. Esta resposta anabólica ao exercício de resistência é um componente importante na manutenção da homeostase, o que garantirá sua saúde e longevidade.

- Existe uma modalidade esportiva mais indicada para os 40, 50, 60 anos (e dai em diante)? Isso depende de cada um? Com que frequência que as pessoas devem procurar um médico do esporte para refazer sua avaliação geral?

Resposta: A modalidade é da vontade própria. Depende de cada um. 

As avaliações devem ser feitas a cada 3 meses para para verificar a evolução de treino, manter ou modificar a programação de suplementos e medicações. Leia o artigo "Atividade Física e Saúde no Idoso".

- Em contraste com a pergunta anterior, existem atividades ou modalidades esportivas não indicadas para as faixas etárias antes citadas?
Resposta: Modalidades que provoquem alto impacto e que exija demasiadamente a capacidade cardiovascular são contra-indicadas.

- Na sua opinião, uma pessoa sedentária, mas com saúde geral razoavelmente boa, pode começar as atividades físicas até que idade? Dá pra pensar em ser atleta depois dos 45/50 anos?
Resposta: Nunca é tarde para começar uma atividade física, até porque os benefícios são percebido mais intensamente nas idades mais avançadas, melhorando auto-estima e favorecendo a agregabilidade ao treinamento/tratamento.

Ser atleta após certa idade não é adequado devido desgaste senil natural e atleta não e jamais sinônimo de saude, é extremo, bem como o sedentarismo na outra ponta.

Obrigado Doutor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário